Ser ou não ser mais gentil com as pessoas?
Veja aqui alguns motivos e como praticar a hospitalidade no seu dia a dia! Comece desejando um Bom Dia : ) e ganhe um sorriso!
Pra você ter vontade de ser gentil enquanto lê um bom livro, lhe entregamos estes marca páginas!
Para você não esquecer, deixamos estas mensagens nos murais do campus, do facebook...e pra te convencer, convidamos até modelos do Curso de Hotelaria para criar os cenários!
Por que desejar um Bom Dia!?
But...how can I say!? : )
Um dia você pode estar como pedestre...como turista, passeando em Paris! Você bem que vai gostar quando pararem o trânsito pra você passar! : )
É sempre bom encontrar os amigos e conversar! Mas na biblioteca...a conversa não pode atrapalhar quem conversa com os livros!
No ônibus, na praça, na sala...seja um herói!
Aos mestres, com carinho...podem convidar os alunos a organizar a sala para a próxima aula!
Não é querendo ser "ecochato", mas o planeta agradece!
Comprovado em pesquisas internacionais...no dia a dia! Veja como as meninas suspiram quando recebem uma gentileza!
Porque quem estuda na universidade é nível superior!
Vale praticar : )
A organização da fila do RU está bem melhor! Vamos garantir que continue assim! E a comida também! : )
Esta é especial para os profissionais de Hotelaria e Turismo, que têm a gentileza como aliada no trabalho! Também resultado de pesquisas! Podem seguir o exemplo!
So, It is! Obrigado pela visita até aqui! Pode continuar navegando que tem mais!
Em especial, para os servidores da universidade, e para os que solicitam sua colaboração, as mensagens a seguir serão deixadas nos setores administrativos!
Pra quem chegar, lembrar que "gentileza gera gentileza".
__________________________________________________
Olá pessoal,
estamos organizando os últimos detalhes para o início da Campanha
Pratique a Hospitalidade.
Agradecemos o interesse e colaboração dos mais de 60 acadêmicos dos
cursos de Hotelaria e de Turismo da UFMA que se inscreveram para trabalhar na
campanha. É muito bom ver que outras pessoas também sonham conosco!
Estamos organizando os últimos detalhes, a camisa da campanha está bem
bonita! Esta semana e na próxima estaremos planejando os detalhes da realização
da campanha... No dia 07 iniciamos os trabalhos em todo o Campus da UFMA.
Breve colocaremos aqui todos os produtos da campanha e outras sugestões
de como fazer da universidade um lugar mais acolhedor.
Abraço!
Prof. Davi Andrade
Coordenador do Projeto Hospitalidade no Campus
____________
Idéias transformadas em ação!
A hospitalidade na prática : )
A hospitalidade, como prática e área
de estudo da academia, vem ganhando cada vez mais importância na sociedade
diante dos diversos aspectos que, por muitas vezes, justificam a hostilidade
entre as pessoas. Como prática, está associada ao “bem receber”, seja na forma
de como recebemos um familiar, amigo ou visitante, em nossa casa ou cidade, ou
ainda, no aspecto mais comercial, em acolher os visitantes. Os espaços para a
apresentação desta hospitalidade compreendem locais do cotidiano, como toda a
cidade, ou espaços mais específicos, privados ou públicos, como hotéis,
restaurantes, ruas, praças e mercados.
No cotidiano da universidade, milhares de pessoas saem de suas residências para trabalhar ou estudar no campus. Também é comum a presença de “visitantes”, sejam os novos discentes, que chegam aos milhares, a cada ano, sejam usuários da comunidade, que de alguma forma, precisam dos serviços da universidade, ou mesmo “turistas”, que vem participar de eventos científicos. Observando esta realidade, verificou-se que é possível e preciso desenvolver ações para “bem receber” as pessoas que vem ao Campus da Universidade Federal do Maranhão em São Luís.
O interesse em transformar esta preocupação em ação de extensão, se justifica tanto pela necessidade de reconhecimento e apoio da administração da UFMA para esta ação, como pela oportunidade de desenvolver habilidades técnicas para os discentes. Este sentimento foi traduzido em forma de projeto de extensão, e teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, com a concessão de duas bolsas para os discentes e o reconhecimento institucional, nascia o Projeto Hospitalidade no Campus, coordenado pelo Prof. Msc. Davi Andrade, do Departamento de Turismo e Hotelaria.
A fim de conhecer a percepção dos discentes, docentes, servidores e demais usuários do campus, sobre a hospitalidade, e em especial, como ela é percebida no campus do Bacanga, a equipe do projeto realizou uma pesquisa diagnóstica.
Foram realizadas 100 entrevistas, nos meses de junho e julho de 2011, com uma amostragem aleatória, sem preocupações estatísticas, mas com o cuidado de ouvir representantes de todos os grupos e dos vários centros de ensino do campus (Ciências Sociais, Humanas, Saúde e Tecnologia). Para tanto, as pesquisadoras abordaram os entrevistados em áreas comuns (centro de vivência, paradas de ônibus) e nas coordenações e departamentos.
Estes resultados foram analisados e discutidos pela equipe, dotando-a de mais propriedade para a condução das ações prevista no projeto Hospitalidade no Campus.
A comunidade acadêmica compreende o que é ser hospitaleiro, sendo associado ao bem-receber, à educação e à gentileza. Os entrevistados não afirmam espontaneamente que o campus é um espaço onde pode ser praticada hospitalidade, mas ao se perguntar se é possível ser hospitaleiro no campus, quase todos responderam que sim. Por outro lado, 45% dos entrevistados afirmaram que não percebem esta hospitalidade no cotidiano da universidade, e 25% percebem “às vezes” ou “pouco”. “É interessante verificar que as pessoas percebem a hospitalidade como uma ação do comportamento das pessoas, pois poucas apontaram a infra-estrutura como fator mais importante para a hospitalidade, assim como acontece nos hotéis”, destaca o Prof. Davi Andrade.
Com base nos resultados da pesquisa diagnóstica e em observância a outras ações de sensibilização da comunidade universitária, como a realizada recentemente pelo Restaurante Universitário, em prol de uma mudança de comportamento, foi elaborada a primeira campanha do projeto, com o lema “Pratique a Hospitalidade”. A campanha tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o papel de cada uma na manutenção de um ambiente acolhedor no campus e acontece junto às comemorações do dia do Hoteleiro (com a III Semana do Hoteleiro na UFMA).
Nos dias 08, 09 e 10 de novembro a equipe do projeto lhe desejará um bom dia, com um sorriso, e deixará dicas de como ser mais hospitaleiro.
Desde já, nosso muito obrigado a tod@s que estão colaborando com a Campanha, numa demonstração de que temos ideais semelhantes.
Prof. Davi Andrade
Coordenador do Projeto Hospitalidade no Campus
Informações:
Núcleo de Projetos e Pesquisas em Hotelaria | 3301-8413 hospitalidadenocampus@yahoo.com.br
Campanha “Pratique a Hospitalidade: Dia do bom dia!”.